Comércio eletrônico ganha 4 milhões de novos clientes durante a pandemia: aprenda a usar isso a seu favor

Só terá seu lugar no mercado quem souber se reinventar.

Esse é um dos grandes ensinamentos que a pandemia do Coronavírus trouxe aos mais diversos setores da sociedade, em especial ao comércio.

Com a diminuição das pessoas nas ruas, devido ao isolamento social, e lojas físicas de portas fechadas em várias cidades, as vendas online se tornaram uma excelente oportunidade de negócio aos varejistas que querem dar a volta por cima e se reinventar.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) apontam que o setor ganhou quatro milhões de novos clientes durante esta pandemia, que devem manter esse hábito, mesmo após o fim da crise. Além disso, as vendas online aumentaram 30% em abril, se comparado ao mês de março.

Com isso, mais que nunca, a internet virou uma excelente ferramenta de negócio. Mas como utilizá-la a seu favor?

Confira algumas dicas de como fazer isso, na prática:

1 . Aposte em uma Loja Virtual

O comércio online é uma realidade lucrativa, que movimenta uma fatia significativa do faturamento do comércio mundial, não apenas em tempos de pandemia. Por isso, investir em uma loja virtual é uma estratégia duradoura que pode te trazer excelentes resultados.

Com ela, seus clientes podem comprar produtos online e receber em casa. Tudo isso com a segurança que eles precisam, principalmente em tempos de isolamento social.

Se com a loja física você vendia localmente, com um e-commerce você tem a possibilidade de vender para o país todo, expandindo sua área de atuação.

Outra grande vantagem é que sua loja fica aberta 24 horas, gerando muito mais oportunidades de negócio.

Você ainda tem ferramentas, como o Google Analytics, que te auxiliam a acompanhar o desempenho da sua loja, entender métricas, para aperfeiçoar sua loja e aumentar suas vendas.

O melhor de tudo, é que os e-commerces têm um custo de aquisição e manutenção menores que a loja física, e ficam prontos em muito menos tempo, visto que não têm aquelas diversas burocracias.

Com a possibilidade de vender muito mais produtos, afinal, você pode trabalhar com o estoque do seu fornecedor, você tem mais competitividade.

Com tantas vantagens, não é surpresa que compradores e comerciantes optem pelas lojas virtuais. Se antes da pandemia, elas já eram ótimas oportunidades de negócio, agora elas são essenciais para lojistas que querem passar por essa crise com saldo positivo.

 

2. Marketplace como alternativa

Paralelo ao e-commerce, os marketplaces também são boas alternativas de vender seus produtos na internet.

Eles funcionam como grandes shoppings centers online, em que a plataforma disponibiliza um espaço para você comercializar e, em troca, sua empresa paga uma comissão sobre as vendas.

Entre os maiores marketplaces do país estão o Americanas.com, Extra, Amazon, Magazine Luiza e Netshoes e muitos outros

JÁ PENSOU EM TER UMA LOJA VIRTUAL QUE VENDE DE VERDADE?

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3. Tem Loja Física? Qual oportunidade você está aproveitando?

Utilize o Google My Business

O Google My Business é um recurso que permite gerenciar a forma como sua empresa aparece nas páginas de busca e no Google Maps. Você pode adicionar fotos da sua empresa, informações de contato, horário de funcionamento, localização e ver estatísticas de clientes.

Através dele, seus clientes podem avaliar sua empresa e fazer comentários sobre ela, deixando um feedback para você e ajudando futuros compradores. Isso contribui para a reputação online, ao mostrar que sua empresa é confiável.

Além dos diversos recursos, outra grande vantagem é que o Google My Business é gratuito, basta criar sua conta.

 

 

Invista em anuncios patrocinados

4. Divulgue sua empresa, Invista em anúncios patrocinados

Se você tem uma loja física, ou está iniciando uma loja virtual e quer alavancar suas vendas, as campanhas de links patrocinados podem te ajudar a atrair clientes em potencial.

Esses anúncios são indicados, principalmente, para empresas que buscam rápido retorno dos seus investimentos. Com eles, é possível criar campanhas segmentadas e anunciar seus produtos nos mais diversos formatos do Google Ads e nas plataformas de anúncio das principais redes sociais – Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads –.

Outra grande vantagem dos links patrocinados é a possibilidade de segmentação. Ao estruturar uma campanha assertiva, você atinge somente o público que deseja, tendo maior potencial de venda.

Além das campanhas em redes sociais, alguns formatos de anúncios do Google Ads são bastante indicados para as lojas virtuais, entre eles:

  • Rede de display:  Anúncios de banner (imagem), que você pode utilizar para divulgar seus produtos, por exemplo, e exibi-los em sites relevantes para o segmento.
    Veja o modelo abaixo:

 

  • Google Shopping: Grande catálogo online, o anúncio é exibido no topo da página de busca, ajuda a promover seus produtos e atrair o usuário para realizar a conversão em sua loja virtual.  

 

  • Remarketing:  Exiba seus anúncios para pessoas que fizeram alguma ação em seu site, como adicionar um produto ao carrinho, mas não finalizaram a compra. Um gatilho interessante para convencê-las, é oferecer alguma vantagem nesses anúncios, como cupom de desconto ou frete grátis, por exemplo.

 

  • Conecte-se com seus clientes:  Estar conectado com público nunca foi tão importante. Com as medidas de isolamento social, as pessoas estão utilizando a internet por muito mais tempo.

Esta é hora de fortalecer a presença digital da sua empresa e se manter ativo!

Ofereça conteúdo relevante em seu blog institucional e nas redes sociais, como forma de criar um relacionamento com seu público. Dê dicas úteis, tire dúvidas e ajude a entreter pessoas, com assuntos relacionados ao seu segmento.

Neste momento tão delicado, demonstre que sua empresa é humana, que está preocupada com o bem-estar social e o que está fazendo para impedir a disseminação do Coronavírus.

Além de divulgar a sua marca, indiretamente, isso dará credibilidade a ela, porque quando seu potencial cliente pensar em consumir o seu produto, se lembrará de você.

Conte conosco!

As pessoas mudaram a forma de consumir. Por isso, só sobreviverão empresas que souberem se reinventar, extraindo o melhor da internet para se manter em pé.

Conte com a Agência Planos Digital para te ajudar em suas estratégias digitais.

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