Como usar o marketing de conteúdo ao seu favor

Já parou para perceber para onde você é direcionado quando você pergunta (digita) algo para o Google?  97% das vezes você é direcionado para um Blog ou site de notícias.  Ou Seja,  Sites que vão te passar informações, dicas, sugestões sobre o que você perguntou.  ISSO É MARKETING DE CONTEÚDO.

Saber o que os clientes estão buscando, o que eles querem saber é fundamental para fazer um bom conteúdo.

Muito se fala do marketing de conteúdo, por ser um termo atual, mas é preciso ter muito cuidado, pois ele não se resume somente em fazer postagens aleatórias e denominar isso como conteúdo. 

As empresas que se utilizam dessa ferramenta, consequentemente vendem mais, por não pularem etapas e passarem por todos os processo do funil de vendas.

 

Veja como:

Portanto, através do marketing de conteúdo, os leads de vendas podem se identificar, perceber sua dor e te encontrar quando estão realmente prontos para fechar negócio com sua empresa. 

Leia também também: Qual a importância para a sua empresa em investir no mundo digital?

Sendo assim, a produção de conteúdo se torna ainda mais importante quando se trata de vendas complexas. 

Para vendas complexas, a produção de conteúdo digital pode ajudar de várias maneiras, como vimos no funil.

Quer vender mais e ser encontrado com facilidade?



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Entenda melhor quais serão as etapas de compra do seu cliente: 

 

  • Atração

 

Quando os clientes em potencial já conhecem ou ouvem sobre sua empresa a partir de determinado conteúdo, é muito mais fácil adotar a abordagem inicial. 

Portanto, nesse caso, os clientes em potencial são atraídos passivamente para o site da empresa, disseminando conteúdo interessante.

 

  • Conversão

 

Apenas atrair visitantes para sua página não é suficiente. Se ele não se converter, não se inscrever para receber e-mails, baixar alguns materiais, pedir uma cotação ou apenas levantar a mão e dizer “Ei, isso é legal, eu preciso saber mais“, então sua estratégia não funcionará. 

Ou seja, de alguma forma, o conteúdo não é atraente o suficiente para que os leitores não estejam dispostos a seguir em frente, consumir mais materiais ou adquirir produtos. 

 

  • Engajamento

 

O engajamento define qualquer interação que os usuários mantêm com sua marca por meio de curtidas, comentários ou postagens compartilhadas. Seguidores dedicados formam um público que gosta e confia na sua marca e é a base de uma comunidade que pode apreciar, comentar e compartilhar suas publicações. São os verdadeiros “advogados” da sua marca. 

Leia também: Venda pelas Redes Sociais

 

  • Vendas

 

Os usuários que atingiram esse estágio já entendem os problemas que estão enfrentando e como seu produto ou serviço pode ajudá-los.

Portanto, concentre em seu conteúdo as informações essenciais para que a compra seja efetivada, valorizando o porquê da necessidade daquela aquisição, como esse produto funciona e qual o seu benefício em relação ao custo. [formulário mkt de conteúdo]

 

  • Fidelização

 

Naturalmente, a fidelização é alcançada através de técnicas como as do marketing de conteúdo que são capazes de fornecer experiências positivas para os clientes ao atender suas necessidades com precisão que vão além das expectativas geradas.

Ou seja, uma experiência positiva pode fazê-lo indicar, voltar, comprar mais e criar um vínculo de confiança com a sua empresa.

 

Gostou? Realmente parece que vai facilitar a sua vida não é mesmo? Não só parece, como vai! 

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