Gusttavo Lima e você, empreendedor. O que você pode aprender com o Embaixador

Talvez você nem conheça as músicas de Gusttavo Lima, não acompanha tanto e nem sabe o porquê dele ser chamado de “Embaixador”. Mas, no meio dessas noites em quarentena, você muito provavelmente acabou esbarrando em alguma live dele ou nas centenas de stories sobre a live.

No meio das bebedeiras, dezenas de sucessos, das mais de 10 horas ao vivo no YouTube e com uma polêmica que o fez desistir de fazer a lives, Gusttavo tem dado uma aula — e não estamos falando da aula de culinária que ele também deu na última transmissão ao vivo. ?

“O Embaixador vem dando aula de inovação e empreendedorismo nos últimos dias. A máxima de que ‘quem chega primeiro bebe água limpa’ nunca caiu tão bem para ele”, afirma o consultor Luan Lira em seu artigo no Portal Administradores.

Confira três insights sobre ascensão dos negócios no ambiente digital, que a crise proporcionou e o embaixador se destacou, neste artigo de Luan:

 

1. Fique atento às tendências globais

Geralmente tudo que faz sucesso aqui, principalmente no mercado digital, faz sucesso antes nos Estados Unidos, mercado mais inovador e pioneiro no meio digital. Produtos digitais como ebooks, cursos on-line e produção de conteúdo de valor para os clientes nas redes sociais fizeram sucesso primeiro lá para poder explodir aqui no Brasil em 2019. Por isso, esteja atento às tendências de negócios lá fora, não somente nos Estados Unidos, mas em outros países também.

2. Escute seu cliente

Muitos empreendedores não se preocupam em escutar seu cliente, muito menos entender o que ele quer, deseja. Estar em sintonia com o que o seu cliente precisa é um grande passo para o sucesso do seu negócio, pois o que move seu negócio é o cliente.

Uma ótima maneira de criar essa sintonia é perguntar o que eles acham de determinado produto/serviço, questionar em que pode ajudar/melhorar, quais são seus problemas/necessidades, ou seja, dar atenção antes, durante e depois da venda. E as redes sociais é um ótimo espaço para desenvolver isso.

Conhecendo melhor os problemas e desejos dos clientes, você encontra melhores soluções e tem mais chance de ter um negócio promissor. Além de conhecer o cliente, outra forma de aproximar ele do seu negócio é se fazer presente, estar sempre sendo visto em redes sociais, ter presença digital, enviar e-mail com conteúdo que agregue na vida dele, fazer sua marca ser vista em redes de display do google, campanhas de remarketing, fazer sua marca ser vista de maneir sutil por onde ele navega, ter frases de efeito, slogans, algo que faça o cliente se identificar com o seu negócio e lembrar dele ao ouvir ou ver essas frases em algum lugar.

3. Aja rápido

De nada adianta você acompanhar tendências, inovações e entender melhor seu cliente se você não executa o que aprendeu ou demora a executar, por em prática as ideias que tem. Uma ideia que só fica na cabeça não tem utilidade. Por isso, execute, faça pequenos testes e acompanhe os seus resultados. E a velocidade de execução das ideias que você tem para o seu negócio é um fator decisivo para obter sucesso em um ambiente que evolui rapidamente como o mercado digital.

 

Esses três insights usados pelo Gusttavo Lima e sua produção geraram ótimos resultados, ainda mais pelo fato de ter o propósito de não somente entreter o público com o seu show pela internet, mas de ajudar pessoas que mais precisam nesse momento delicado. Essas 3 dicas se bem executadas junto a um propósito maior do que apenas beneficiar seu negócio, mas também gerar valor para seu cliente, colocarão sua empresa em outro nível não só no ambiente digital, mas fisicamente também, pois atrairá mais a atenção do seu público e a retenção dos seus clientes.

A importância do mercado digital para o empreendedorismo é enorme e os micro e pequenos e empreendedores podem se beneficiar muito desse meio e escalar seus negócios em um dos ambientes mais propícios para inovar, crescer e ser mais reconhecido. Por isso não tenha medo de ouvir seu cliente, de inovar, de arriscar. Seja rápido para executar suas ideias e ainda mais rápido para corrigir o que der errado e executar novamente e melhor.