Qual a importância para a sua empresa em investir no mundo digital?

Com o avanço da tecnologia, o consumo de informações e a forma de se relacionar com as pessoas estão sofrendo modificações constantes. Não seria diferente no âmbito dos negócios. As empresas também se encontram em um novo cenário e muitas ainda não se inseriram no ambiente digital e não sabem a relevância desse novo meio para seu sucesso.

O que muda é que nesse novo contexto o consumidor é também internauta e por isso se torna mais exigente.  Pesquisas recentes apontam que 78% dos consumidores gastam mais tempo procurando por um produto no ambiente online do que indo a lojas físicas para encontra-lo. Com isso, as decisões de compra estão nas mãos do cliente e com apenas um clique ele pode comprar um produto. Além disso, o engajamento por parte das empresas nunca foi tão fundamental quanto agora para conquistar e atrair esses clientes digitais.

Atualmente no Brasil 120 milhões de pessoas são internautas ativos do mundo digital. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstram que o meio cresceu em comparação ao ano de 2015, em que atingia 57,7% da população.  Outra pesquisa realizada em 2017 pela Content Trends aponta que empresas que adotaram o marketing digital como nova estratégia de crescimento e visibilidade apresentaram o dobro de visitantes comparados as empresas que não o fizeram. Além disso, 67% das empresas almejavam aumentar seus investimentos nesse setor.

Mas afinal, o que é Marketing Digital? É a área que estudas diversas estratégias voltadas para a promoção de empresas no ambiente digital, focando em resultados e melhorias comunicacionais para alavancar os negócios, criar relacionamentos e desenvolver e firmar uma identidade de marca clara.

As atividades que englobam o marketing digital são: construção de persona, estratégias de Inbound Marketing, geração e nutrição de leads, gerenciamento de mídias sociais, análise e mensuração de dados, SEO, publicidade, entre outras estratégias que se encontram dentro dessas, eficientes para atrair clientes, como criação de blogs, site institucional, redes sociais da marca, e-mail marketing, elaboração de newsletters, entre outras.

Construção de persona: São perfis “semifictícios” criados baseados em consumidores reais que venham a representar um comprador ideal. Assim fica mais fácil elaborar ações para seu público sem perder tempo em ações ineficazes;

Estratégias de Inbound Marketing: Conjunto de estratégias que visam atrair e manter clientes utilizando conteúdos relevantes. Dados confirmam que mais de 50% dos usuários de internet que pretendem comprar algum produto buscam por vídeos de produtos e serviços antes de acessar alguma loja. Isso demonstra que o cliente não quer apenas o produto, mas sim, conteúdos relevantes que o façam querer comprar;

Geração e nutrição de leads: Leads são contatos e oportunidades de negócios. É importante nutrir os potenciais compradores com informações relevantes;

Gerenciamento de mídias sociais: Boa parte dos usuários encontram-se nas mídias sociais e justamente por isso é preciso realizar postagens regularmente para atender esse público. Feedbacks positivos ou negativos são comuns nesse meio, por isso é importante estar sempre atento;

Análise e mensuração de dados: Diversas ferramentas como o Google Analytics e até mesmo métricas em redes sociais são importantes de serem visualizadas, pois fica claro qual estratégia deu certo e qual não foi muito efetiva;

SEO (Search Engine Optimization): Ou otimização para mecanismos de busca, que são ações criadas para melhorar o rankeamento de suas páginas;

Publicidade: Pode ser por mídias adquiridas (vêm da interação com o público e são representadas pelo engajamento, compartilhamentos e comentários); por mídias possuídas (que pertencem a alguém, como os websites, blogs e perfis em mídias sociais) e mídias pagas (produção do seu conteúdo por meio de anúncios, displays, propagandas em redes sociais e promoção de conteúdos). Pesquisas apontam o poder da publicidade, em que 27% dos consumidores da internet que clicam em anúncios de search têm probabilidade de realizar uma compra na loja do anunciante.

Entendido o que é o Marketing Digital e o que ele abrange, é possível perceber que com estratégias certas você consegue ampliar seus negócios e atingir seus objetivos. Para isso, elaboramos 7 dicas resumidas para você começar a bombar seus negócios na internet:

  1. Seja notado: ter presença relevante na internet faz toda a diferença. Para isso, aposte nas redes sociais como canais de comunicação com o seu público;
  2. Seja referência no seu segmento: interaja com seu cliente, não apenas venda. Crie conteúdo interessante que seja relevante e útil para o seu público;
  3. Público-alvo: monitorando dados e perfil do seu cliente, você define um público-alvo, o que facilita o processo;
  4. Crie conteúdo relevante: de nada adianta postar conteúdo, mas ele não ter sentido nenhum ou servir só para preencher espaço nos seus canais de comunicação. Crie conteúdo instigante e que faça a diferença, pois como diz a consultora de marketing digital Martha Gabriel, “se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você”;
  5. Aposte na interatividade: o uso de humor, criatividade e interatividade são aspectos que impulsionarão seus posts, pois eles estão bombando nas redes sociais, devido à sua linguagem adaptada ao meio;
  6. Monitore resultados: como você já viu lá em cima, mensurar os resultados de suas estratégias fazem total diferença e você opta pelo que efetivamente deu certo, não perdendo tempo e dinheiro;
  7. Invista: tempo e dedicação! Como tudo na vida, seu esforço e dedicação valerão a pena.

É um ganho mútuo. Com ações de marketing digital e um bom posicionamento online as empresas podem conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Os clientes por sua vez, optam por marcas que mais se identificam e recebem conteúdos úteis que possam ajudar em seu dia a dia. Pronto, a marca fidelizou um cliente! E então, gostou das dicas? Corre para mundo digital e descubra novas oportunidades para a sua empresa!

O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” – Marcus Sheridan, o guru do Marketing Digital