TikTok: Tudo o que você precisa saber sobre um dos aplicativos mais baixados em 2019

Se você achou que depois do Facebook e Instagram, nenhuma Rede Social seria tão popular…

Deixa eu te contar uma coisa: Você estava enganado. 

Quem é da minha época vai lembrar do “falecido” Orkut… E olha toda a transformação que ocorreu de lá pra cá! 

Tudo muda e tudo está em constante evolução.  A cada momento surgem coisas novas que transformam o modo de viver das pessoas.

Eu também sou da época da mensagem de texto pelo celular, mas hoje ninguém mais usa isso, a não ser aplicativos de delivery que ficam mandando cupom de desconto.  

Talvez você esteja achando que eu sou mais velho, mas não. Isso é para mostrar que a evolução digital muda mais rápido do que a gente imagina. 

 

E com toda essa evolução, surgiu o TikTok.

 

O TikTok é uma plataforma voltada na produção de pequenos vídeos, com duração de até 15 segundos, com foco no humor e diversão para conquistar o público. 

Você pode gravar o vídeo, editar, colocar música, acrescentar vários efeitos e filtros e postar para seus seguidores verem. 

A proposta do TikTok é justamente dar o poder ao usuário de criar conteúdos criativos sem precisar entender muito bem de edição de vídeo. Isso porque, o aplicativo é simples, fácil de usar e interativo. 

 

Brincadeira de Criança? Não se engane!

 

A Rede Social do Momento

 

Ainda não acredita que o TikTok é um fenômeno mundial? Então olha isso: 

O TikTok entrou para a lista da consultoria SensorTower dos aplicativos mais baixados mundialmente, no primeiro trimestre de 2019, da App Store (do iPhone)  e do Google Play Store, superando os downloads do Instagram e Facebook.

 

 

Em todo o mundo, o número de usuários já ultrapassou a marca de 500 milhões, o que torna o aplicativo uma das redes sociais mais utilizadas dos dois últimos anos.

 

O Público é bem Direcionado

 

Agora que você viu esses números tão relevantes, você deve estar pensando em cadastrar a sua empresa na plataforma, certo?

Calma, não tenha pressa não, porque existem muitos pontos que precisam ser analisados antes de você sair produzindo vídeos. 

Vejamos: as redes Sociais como Instagram e Facebook, possuem um público mais abrangente: Jovens, adultos e idosos. Porém, o TikTok não é assim.

Segundo estatísticas, como o  foco do aplicativo é o humor, os usuários dessa rede social em maioria são os jovens e adolescentes  entre 16 e 24 anos. 

Mas isso não quer dizer que você não deve aderir a essa rede social porque o público da sua empresa é mais velho.

Isso não te impede de usar essa ferramenta, afinal, com o sucesso que o aplicativo vem fazendo, daqui a pouco mais gerações podem começar a usar também.

 

Estratégia de Marketing Digital

 

Com certeza o TikTok deve receber alguma atenção, tendo em vista a popularidade e a concentração de pessoas que ficam nesse aplicativo todo dia. 

No entanto, é preciso prestar atenção em alguns pontos, caso você queira implementar essa rede social nos canais de comunicação da sua empresa. 

Primeiro, como já citei anteriormente, você precisa analisar a idade do público alvo da sua empresa com a faixa etária de usuários do TikTok. 

Até porque ter uma plataforma que possui a maior parte dos usuários com a mesma faixa etária do seu público, pode ajudar a aumentar a atração e vendas da sua empresa. 

Mas para isso, você precisa traçar estratégias, utilizar o aplicativo da maneira correta e falar a língua do seu público alvo. 

Agora, se o público da sua empresa são pessoas mais velhas, mais sérias e  que possuem uma linguagem mais formal, talvez, nesse momento, o TikTok não seja uma boa estratégia para você. 

Por outro lado, se o público da sua empresa é mais diversificado, possui tanto jovens quanto pessoas mais maduras, é possível criar as estratégias e direcionar para o público mais adequado.

Uma coisa é certa! Você precisa conhecer bem o seu cliente, pois um jovem pode querer conteúdos mais formais  e por outro lado, os mais experientes podem ser alcançados através do humor.

 

Já que falamos em estratégia, não sabe se o TikTok é uma boa para sua empresa? 

Fale com a gente! Vamos tomar um café!