O que é Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing

Antes de mais nada, o Inbound Marketing veio para ficar! E você tem que participar desse movimento! 

Todo empreendedor quer aumentar sua venda, sua marca e o seu alcance com o menor investimento possível. Você quer conquistar o seu mercado com apenas um pequeno investimento? Faça de forma inteligente! Seja um Estrategista Digital e entenda o que é Inbound Marketing!

História é disso que fala o Inbound Marketing!

Você gosta ou costuma contar histórias para seus filhos ou amigos? Pois é, o Inbound Marketing tem tudo haver com isso. Qual é a história do seu produto, serviço, marca e/ou empresa? Como você conta essa história e se posiciona sobre ela? É disso que estamos falando! Marketing de conteúdo é Inbound Marketing, vamos construir através da Planos Digital uma história de sucesso para você?

O conceito e a forma que conhecemos o conjunto de estratégias e ações que englobam o Inbound Marketing, recebeu tal nomeação através da empresa HubSpot. O Inbound Marketing se baseia principalmente em três pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

Atenção: Ele não se limita em três pilares, hoje há diversas outras abordagens possíveis que podem ser utilizadas com o intuito de atração, fazendo parte do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é um conceito tão amplo, que se faz necessário uma equipe multidisciplinar para se obter domínio de todas as suas possibilidades. Em primeiro lugar é necessário dados, entender o seu público, quem é o seu cliente, pois todos os conteúdos e ações dentro do Marketing de Atração serão produzidos para essa pessoa especial. Nesse sentido vamos ter uma comunicação pessoal que irá acompanhar e agir nas diferentes etapas da jornada do seu cliente.

A principal vantagem desse conceito é o desenvolvimento da estratégia digital completa, aliada a um investimento consideravelmente baixo, se comparado às mídias tradicionais. Além de te proporcionar métricas essenciais para o crescimento escalável (growth hacker) do seu negócio.

Definição de Inbound Marketing

Em resumo, Inbound Marketing é definido como toda e qualquer ação de compartilhamento de conteúdo específico para um segmento específico para um perfil de público específico, em diferentes e se possível todas as etapas da jornada do consumidor. Isso porque o conceito e os métodos se adaptam à realidade do mercado e aos hábitos de compra dos consumidores.

O Marketing que funciona é aquele onde as pessoas resolvem prestar atenção!

Godin, Seth. O Futuro Não É Mais O Mesmo. Brasil. Elsevier. 2006.

As estratégias de sucesso do Inbound Marketing devem seguir uma sequência lógica. O estrategista digital deve seguir as seguintes etapas na construção da estratégia: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

Em primeiro lugar é necessário gerar dados para refinar as estratégias e potencializar os resultados. A atração no Inbound Marketing, parte de um simples resultado matemático: um site ou mídia social sem visitas não geram LEADS. Consequentemente sem LEADS sem VENDAS.

Portanto, a primeira etapa do Inbound Marketing é a atração. A atração é realizada através de um estudo inicial com os dados iniciais dos clientes que o empreendedor já tem ou com a construção do seu perfil de clientes e buyer persona. 

O estrategista digital que se faz valer do Inbound Marketing, ao invés de gastar tempo e energia em buscar possíveis interessados. Construirá conteúdo em diversos formatos e mídias dignos de atenção e assim atrair leads com muito mais interesse e engajamento.

Exemplos de conteúdo de atração:

Converter

Ainda assim, é necessário continuar com o processo de estratégia e iniciar o processo de Conversão no Inbound Marketing. Pois de nada adianta conseguirmos atrair se esse visitante não se tornar um lead para poder avançar na jornada do seu cliente e por fim efetuar a compra.

O significado de converter é a ação do visitante de passar suas informações pessoais ou de trabalho em troca da solução de suas necessidades, benefícios ou recompensas.

Existem diversas formas de converter um visitante em um lead. Algumas destas são:

  • Criação de Ofertas

As ofertas chamam o visitante para a ação através de uma chamada imperativa. Dividindo-as em duas categorias: para um orçamento, compra, demonstração ou até mesmo teste gratuito. Já as indiretas são focadas em uma etapa anterior a jornada do cliente (descoberta), sendo ofertado um e-Book, Webinars, Planilhas e outros produtos úteis para esse lead em específico.

  • Call-to-actions

Normalmente a Call-to-actions se apresentam em formato de botões ou links, com uma chamada direta para a ação. Seja em um Formulário que serve para extrair o máximo de informações possíveis. Uma HeadLine, normalmente formada por uma frase de alto impacto dentro de uma LandPage. Em uma Dobra, que é o tamanho da parte visível de uma página em uma tela de desktop. Toda página pode ser dividida em dobras, porém é muito mais comum o uso desses termos quando falamos de Landing Pages. Isso porque em uma Landing Page toda sua estrutura de argumentação é pensada e divida em dobras. 

É de extrema importante a atenção na CRO (otimização de conversão), pois a partir dessa análise é moldado a experiência do usuário dentro da sua página e/ou mídia social. Potencializando assim a transferência harmoniosa  para a página de conversão.

Relacionar

Bem como já passamos por duas etapas essenciais do Inbound Marketing, se faz necessário atenção especial à terceira. Atraímos, convertemos e temos que nos relacionar. Contamos nossa história para esse lead que se tornou nosso, agora temos que fazer ele fazer a nossa história.

Muito provavelmente esse lead não estará pronto para a compra imediata. De acordo com o autor do livro “The Ultimate Sales Machine”, apenas uma média de 3% da sua conversão estará pronta para efetuar a compra com você. Por esse motivo, temos que entender melhor a jornada do cliente e pensar de forma estratégica para identificar e construir uma comunicação diferente de acordo com a necessidade. Normalmente essa comunicação é realizada através de e-mail. Seja sequências de e-mails promocionais ou newsletters.

É necessário segmentar esses leads, entender o seus momentos e utilizar ferramentas de automação de marketing, cadência, esforço e resultado. É possível medir cada detalhe e através deles fazer bom uso da automação de marketing para uma comunicação assertiva.

Vender

A junção de todas as etapas anteriores fornecerá a demanda necessária para as vendas. A Geração e Nutrição de Leads é essencial para o crescimento e o resultado esperado. Dependendo do formato do seu negócio, a venda pode ocorrer dentro do seu próprio site, e-commerce, marketplace ou mídia social. Contudo, em outros casos ainda se fará necessário o contato entre o vendedor e o cliente.

Atente-se ao tipo do seu negócio, valor agregado e ticket médio. Em resumo, quanto mais complexo o produto ou serviço, mais se faz necessário o contato com um vendedor que poderá realizar uma venda mais consultiva.

O mundo das vendas tem mudado de forma drástica nos últimos tempos, pois a partir de estratégias inovadoras o lead já terá percorrido parte da jornada de compra antes de qualquer contato mais direto.

No mercado hoje, há ferramentas úteis e necessárias para o controle e a potencialização de resultados. É possível através destas ferramentas desenvolver um Lead Scoring, o qual dará uma nota de 0 a 10 para esse lead que converteu em venda ou não. 

Outra prática essencial para o Inbound Marketing é o desenvolvimento de uma equipe de Inbound Sales. Essa equipe será responsável pelo contato com esses leads, utilizando tecnologias de comunicação para agendar reuniões, ligações e fechar novos negócios.

A partir de todas essas tarefas e obrigações e também para ter um controle assertivo da cadência de esforço da equipe de Inbound Sales, deve-se com urgência utilizar uma plataforma de controle. O CRM (Customer Relationship Management), trata-se de um software que organiza, metrifica, gerencia tarefas e guarda o histórico do relacionamento com o seu cliente.

Analisar

Ainda não acabou! Calma, estamos quase lá! O conceito de funil de vendas também evoluiu, estamos falando de FlyWheel. A ideia é que esse lead ou cliente nunca saia do seu funil e fique girando em torno de seu empreendimento e de alguma forma gerando resultado para você.

Um dos principais diferenciais da Planos Digital é o poder na avaliação precisa dos resultados e retorno de investimento. A possibilidade de análise é o que alimenta o Inbound Marketing e potencializa o resultado.

Porque preciso de Inbound Marketing?

A resposta é simples: o Inbound Marketing pode te fornecer uma quantidade enorme de informações para a mensuração de resultados comparado a qualquer outra mídia tradicional.

Além disso, o Inbound Marketing não é um custo e sim, um investimento. Através desse investimento você pode saber quantas pessoas estão te vendo, clicaram, deixaram informações, compraram e falam de você. Todas essas informações permitem ser descoberto quais etapas precisam de melhoria. Provendo assim, atualizações contínuas. Aumentando cada vez mais o retorno do investimento.

Ainda não se convenceu? Então olha isso aqui:

  • O custo de aquisição de lead é 62% mais baixo do que a aquisição de lead através do marketing tradicional;
  • O Brasil é o país da América Latina, com maior presença digital. 92% dos profissionais americanos tem certeza que o Inbound Marketing é essencial para todas as empresas. Acha que em terras tupiniquins seria diferente?;
  • 55% a mais de tráfego para as empresas que utilizam Blog em seus sites;
  • Empresas no mundo relatam que 57% dos seus clientes vieram do meio digital de alguma forma.

Afinal de contas ainda está na dúvida de se tornar um Estrategista Digital? Vem logo conhecer a Planos Digital e cresça ainda mais! A Planos Digital é uma agência especialista em Marketing Digital, voltada para o Inbound Marketing e Growth Hacker. Somos a união de um time de vendas e marketing de sucesso e vamos construir uma história de sucesso com você.

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