PUV – Proposta Única de Valor

Antes de tudo a PUV – Proposta Única de valor, é um dos passos iniciais no desenvolvimento de um produto. Ela é a Promessa de um benefício ou vantagem que só você oferece; e a justificativa do porque vale a pena pagar pelo o que você está oferecendo.

Proposta Única de Valor – PUV

Seja como for, você empreendedor e empresário que está adentrando no mercado ou já está no mercado a PUV – Proposta Única de Valor é o diferencial que quem irá construir um negócio de sucesso. Constantemente você deve ter se questionado e percebido o quão o seu mercado está concorrido. Em suma é fundamental saber como a sua proposta de negócio será única e que se diferencie dos demais.

Portanto, o que iremos te ajudar a resolver aqui é a pergunta de 1 milhão de dólares. Como faremos o seu produto e/ou serviço se diferenciar no mercado?

Construa sua História

Pode parecer fácil, mas é um dos desafios mais difíceis e que devemos obter mais atenção. Como você conta a a história da sua empresa? No processo de resultados e aceleração de negócios, cada detalhe faz a diferença e essa diferença é o que irá te distanciar do fracasso. Muitas vezes nos focamos nos maiores problemas e esquecemos dos detalhes, esses detalhes quando juntos será um problema maior do que os quais, você se preocupa tanto em resolver primeiro.

A construção de uma PUV – Proposta Única de Valor, inicia-se mesmo antes da abertura do seu negócio. Sabe a fase quando você ainda está pensando qual será o nome da sua empresa, do seu produto ou do seu serviço? Pois é, aqui já temos uma missão, o seu nome já é o início da construção da sua história com o seu cliente. O que o seu nome trará e agregará na construção do seu negócio? Já parou para pensar; quando você fala em voz alta o nome da sua empresa, negócio, produto ou serviço, o que você pensa e sente? E os seus clientes o que pensarão?

Igualmente a escolha no nome do seu negócio, a construção da sua identidade, as cores que você escolhe, o slogan, a missão, causa e objetivo. Tudo isso fará a diferença! Então, para facilitar sua vida abaixo está descrito em passos:

O que antecede a concretização da sua PUV – Proposta Única de Valor:

  • Criação de Nome da sua Empresa;
  • Logo & Identidade Visual;
  • Slogan;
  • Missão, Valores e Visão.

São detalhes simples, que fazem toda a diferença. Como já mencionei acima, a diferença está nos detalhes! E esses detalhes é o que fazem a diferença para o sucesso do seu negócio, o aceleramento de crescimento e te torna um estrategista digital, voltado para o sucesso e desenvolvimento do seu empreendimento.

Agora que você já sabe a importância da construção da sua história na construção da Proposta Única de Valor do seu negócio. Vamos para as próximas etapas, pois todos os processos na construção do seu negócio, produto e/ou serviço irão te auxiliar na construção do seu sucesso.

Atenção: A Proposta Única de Valor do seu negócio não é apenas esses detalhes, o que constrói a proposta é a junção de detalhes e processos que de forma continua contam a história do seu negócio. Seja pelo seu nome, qualidade, apresentação e muito mais! Essas ações isoladas ou pensadas de forma separada não irão construir sua Proposta Única de Valor.

Como construir o climax do seu negócio

À primeira vista, já entendemos que a construção de uma PUV – Proposta Única de Valor, inicia-se na concepção da sua ideia e como essa ideia será apresentada para o seu público. Ainda mais tendo a certeza que será isso que te diferenciará e alavancará o seu negócio. Igualmente temos que nos importar com todas as fases dessa construção. Afinal, inicialmente nos preocupamos com a introdução do nosso negócio, produto ou serviço. Agora temos que nos preocupar com o desenvolvimento e a conclusão.

Perguntas de Desenvolvimento de PUV – Proposta Única de Valor

  • O que te Diferencia no mercado, qualidade, funcionalidade? (Quais são as principais dores que o seu produto resolve).
  • Pense em uma frase de possibilidade! (mesmo que…)
  • O seu negócio se baseia em que?
  • O seu negócio é premiado em que?
  • O seu negócio é especializado em que?
  • O seu negócio é baseado nos ensinamentos de quem?
  • O seu negócio foi desenvolvido ou patrocinado por quem?
  • Quem criou o seu negócio?

Enfim, como você pode perceber a PUV – Proposta Única de Valor, é o consolidação do valor do seu negócio e empreendimento. Como resultado é agregado muito além do preço do seu produto e/ou serviço o valor intrínseco no seu negócio.

Walt Disney e Coca-Cola - PUV - Proposta Única de Valor

Por exemplo: o Walt Disney não vende filmes e entretenimento, ele comercializa sonhos; sonhos tem preço? A Coca-Cola Company, não vende refrigerantes a muito tempo, ela vende felicidade; felicidade tem preço?

Então, tenha em mente que o custo de sonhar pequeno e sonhar grande é o mesmo e que apesar do seu tamanho o seu objetivo e resultado estarão eternamente atrelados no quanto você pode e quer sonhar!

Aspectos que Consolidam a Proposta Única de Valor

Definitivamente, a PUV – Proposta Única de Valor é uma estratégia de Marketing que constitui de forma argumentativa e objetiva os benefícios do seu negócio. Os quais se consolidam além da história já desenvolvida, mas com os atores que movimentam essa história. Ou seja, o desenvolvimento dessa história e as ações confirmatórias sobre o que está sendo contado:

  • Qual é a Qualidade do seu produto e serviço?
  • Prazo de Entrega?
  • Custo X Benefício?
  • Como você apresenta o seu produto e serviço?
  • Como você se posiciona no mercado?
  • Qual é o engajamento seu e do seu público nas redes sociais?

Dessa forma é necessário realizar uma pesquisa aprofundada do ambiente interno e externo do mercado que você irá ou já está atuando. Encontrando assim aquele “quê”, que fará seu negócio ser diferente, especial e único aos olhos do seu mercado.

Conclusão sobre a sua PUV – Proposta Única de Valor

Como vimos acima, muito além de contar sua história, a forma como você entrega essa história e confirma que essa história é real fazem toda a diferença na sua Proposta Única de Valor. Por esse motivo, não adianta você prometer algo que não pode cumprir. Ao posso que se comprometer com algo que não é possível ser entregue, sua PUV, não terá legitimidade alguma.

Então, para finalizar o texto sobre PUV – Proposta Única de valor, vai as últimas dicas:

  1. Seja único;
  2. Seja quase impossível de ser copiado;
  3. Seja consciente;
  4. Seja honesto;
  5. Entenda o seu público-alvo;
  6. Se comunique constantemente com o seu público-alvo;
  7. Utilize a linguagem do seu público;
  8. Não faça promessas que não podem ser entregues.

Por fim, está pronto para criar sua PUV – Proposta Única de Valor? Afinal, é através dela que muito além de preço, você oferecerá valor para o seu empreendimento, como resultado suas negociações irão gerar muito mais lucro. Entre em contato conosco e vamos escrever essa história de sucesso juntos.

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